T – SG
Arta Raituma
15.01 – 30.01 2022
Abertura: 15.01, 18.00h
Apesar da diversidade das condições climáticas e das diferenças culturais de ambos os lugares, o ângulo de visão é o mesmo, centrado no papel do artista como “o estranho”, vagabundeando por estes ambientes rurais pela primeira vez, afastando-se da agitação urbana para um fluxo temporal completamente diferente, e tentando integrar-se numa nova comunidade.
O processo assemelha-se a uma camuflagem – a artista está consciente da sua identidade externa, deslocamento e ser estrangeiro, pelo que tenta fundir-se com a paisagem circundante, tanto metaforicamente como fisicamente, para alcançar um estado de pertença e unidade. Entretanto, a artista também se envolve com os locais, participando nas suas atividades rurais diárias, tais como apicultura, colheita de plantas e apanha de fruta. A perda temporária da identidade anterior e a integração num novo ambiente pode ser encarada como um certo rito de passagem para o qual o fogo é frequentemente utilizado como um instrumento para atravessar o estado liminar e para se tornar iniciado.
Uma experiência muito corporal e portanto receptiva pode ser alcançada através do processo de combustão (H2O + CO2), que é a prática central do artista.
Esta exposição serve tanto como uma compilação de obras que foram produzidas durante duas residências artísticas como uma reflexão pós-evento. O aspecto de união é claramente o facto de ambas as residências estarem localizadas numa zona rural, no entanto, uma está em Tārgale, Letónia (‘Tārgale’s Artist Residency’) e a outra está em São Gregório, Portugal (‘OSSO’) – os dois compostos necessários para o início da equação criativa.
Uma parte das obras expostas foi criada como depois das imagens, processando memórias e derretendo os diferentes encontros. Significativamente, as obras do artista ganham uma ligação reflexiva ao regressarem num formato de exposição interior, mas encapsulando o espírito da natureza selvagem.
Durante a primeira semana da exposição OKNA irá acolher um evento – uma performance ao vivo do artista.
— (English) —
Despite the diversity of climatic conditions and cultural differences of both places, the angle of view is the same, centred on the artist’s role as ‘the stranger’, vagabonding around these rural environments for the first time, moving away from the urban fuss to a completely different time flow, and trying to integrate into a new community.
The process resembles camouflaging – the artist is aware of her external identity, displacement and foreign being therefore she attempts to merge with the surrounding landscape both metaphorically and physically to reach a state of belonging and unity. Meanwhile the artist also engages with the locals by participating in their daily rural activities such as beekeeping, plant gathering, fruit picking. The temporary loss of the previous identity and integration into a new environment can be looked at as a certain rite of passage to which fire is often used as a tool to go through the liminal state and to become initiated. A very bodily and therefore receptive experience can be achieved through the process of combustion (H2O + CO2) which is the core practice of the artist.
This exhibition serves both as a compilation of works that have been produced during two artistic residencies and as a post-event reflection. The uniting aspect is clearly the fact that both residencies are located in a rural area, however, one is in Tārgale, Latvia (‘Tārgale’s Artist Residency’) and the other one is in São Gregório, Portugal (‘OSSO’) – the two compounds necessary for the beginning of the creative equation.
A part of the works exhibited has been created as after images, reprocessing memories and melting the different encounters. Significantly, the works of the artist gain a reflexive link as they have returned in a format of an indoor exhibition yet encapsulating the spirit of wilderness.
During the week of the exhibition OKNA will be hosting an event – a live performance by the artist.
—–
Arta Raituma (1996) é uma artista interdisciplinar da Letónia. Na sua prática, ela concentra-se na exploração do sublime na natureza e estados limítrofes, bem como na criação de um ambiente criativo através do envolvimento com comunidades e da investigação das relações entre ambientes naturais e urbanos. O meio principal da prática diária de Raituma é a queima de madeira frequentemente combinada com pintura e utilização de materiais orgânicos, servindo como partes complementares da instalação global. Além disso, a fotografia e o desempenho documental são aplicados para criar uma narrativa concomitante.
/////
Arta Raituma (1996) is an interdisciplinary artist from Latvia. In her practice she is focusing on the exploration of the sublime in nature and liminal states as well as creative placemaking through engaging with communities and investigating relationships between natural and urban environments. The core medium of Raituma’s daily practice is wood-burning often combined with painting and use of organic materials serving as complementary parts of the overall installation. Additionally, documentary photography and performance are applied to create a concurrent narrative.